A primeira questão a se responder é: O que é Osteopatia?
A Osteopatia é uma disciplina terapêutica que se interessa pelo organismo humano e os seus movimentos, procurando desbloquear as restrições de mobilidade que possam existir nos músculos, esqueleto, articulações, mas também dos órgãos internos e da parte sacrocraniana (do crânio ao osso sacro, no fim da coluna). Sua principal diferença dentre os tratamentos tradicionais é a não utilização de medicamentos e cirurgias.
A segunda questão que muita gente desconhece é que na osteopatia existem várias técnicas ligadas aos diferentes sistemas do organismo, são elas: a osteopatia estrutural, visceral, postural e craniana. Todas possuem o mesmo intuito: reparar os órgãos específicos afetados para assim chegar ao bem estar e qualidade de vida que o paciente merece.
A terceira dúvida e curiosidade são referentes à primeira consulta. Geralmente é feita uma anamnese completa no intuito do osteopata conhecer o histórico de seu possível paciente, para assim traçar seu diagnóstico. A partir disso, o tratamento consiste em técnicas manuais de manipulação de algumas partes do corpo, com o intuito de melhorar a mobilidade, tensões e desequilíbrios no corpo do paciente.
A quarta dúvida muito comum é quais problemas de saúde o tratamento osteopático pode ajudar. Além de tratar problemas de saúde relacionados com ossos, articulações e músculos, como dores nas costas ou entorses, a osteopatia também engloba problemas com lombalgias, dor ciática, dores da cervical, ombro e braço, ansiedade ou distúrbios de sono, problemas gástricos como as hérnias do hiato, refluxo gastroesofágico entre muitos outros.
Na gravidez, por exemplo, a osteopatia auxilia muito no controle das dores ciáticas, pernas pesadas ou dores da articulação temporomandibular.
A quinta e última questão que muita gente se pergunta é se a osteopatia tem contraindicações. A resposta é: depende. Tudo é uma questão de procurar um bom osteopata para que o mesmo indique o melhor caminho para seu caso.
Por OnFisiterapia
Todo o material publicado no OnFisiterapia é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.