A dor lombar ou lombalgia acontece quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença e sim um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas.

Há dos tipos de lombalgia: aguda e crônica. A forma aguda é o famoso ”mau jeito”.  A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos, onde a dor não é tão intensa, porém, é quase permanente.

Geralmente causado por uma má posição para sentar, se deitar, se abaixar no chão ou carregar algum objeto pesado. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.

Nem sempre é preciso fazer exames como a ressonância magnética. Em mais de 90% das vezes, o diagnóstico e a causa são estabelecidos com uma boa conversa com o paciente e com um exame físico bem feito. Em caso de dúvida, o passo seguinte é uma avaliação clinica neurológica.


Por OnFisiterapia

Todo o material publicado no OnFisiterapia é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.