A dor na coluna cervical, mais conhecida como dor no pescoço ou torcicolo, é muito frequente na população em geral. A cabeça e a região do pescoço estão vulneráveis a diversas sobrecargas no dia a dia, o que justifica tanta gente acabar tendo algum sintoma semelhante em algum momento da vida.

A postura inadequada, traumatismos, doenças da idade como desgaste ou artrite, disfunções da mordida dentre outras, são alguns dos possíveis causadores das dores na coluna cervical. Os sintomas mais comuns são dor e rigidez no pescoço (chamadas somente de cervicais), podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços (chamado cervicobraquialgias).

As dores cervicais podem ter origem nas articulações que formam toda a região cervical, além dos discos intervertebrais que separam cada vértebra. Já as cervicobraquialgias podem acontecer quando existe uma compressão das raízes dos nervos que nascem na coluna cervical e se dirigem por todo o membro superior.

Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar condicionado. Esses fatores podem ou não estar associados, entretanto muitas vezes existe algum tipo de doença degenerativa da coluna presente, e portanto, necessita de um tratamento mais intensivo.

Nas mulheres, o comprometimento da coluna cervical pode acometer 48%, já nos homens o índice cai para 38%. Atualmente, o sistema de classificação em subgrupos cervical incluiu 5 grupos distintos de abordagem fisioterapeuta: subgrupo manipulação, subgrupo de exercícios e condicionamento, subgrupo de centralização, subgrupo de controle da dor e subgrupo de cefaleia cervicogênica.

Os 3 locais de sintomas principais tratados pelo sistema de subgrupos são:

• Cervicobraquialgia

A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação na origem ou no trajeto do nervo.

• Cervicalgia

A cervicalgia consiste na dor na região mais alta da coluna cervical, no caso no pescoço.

• Cefaleia Cervicogênica

Tem como a principal causa alguma alteração cervical (do pescoço, nuca).

Por OnFisiterapia

Todo o material publicado no OnFisiterapia é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.